O Vestibulinho das Etecs será aplicado no dia 4 de junho e oferece mais de 40 mil vagas com 80 opções de curso de formação
Victoria Batalha Publicado em 11/05/2023, às 09h11 - Atualizado às 09h17
Com o novo prazo de inscrição, que foi prorrogado, os estudantes podem se inscrever até a próxima segunda-feira, 15, no Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). O processo seletivo é a porta de entrada para o segundo semestre deste ano.
Os jovens interessados precisam se inscrever exclusivamente pelo site da instituição www.vestibulinhoetec.com.br e pagar a taxa de inscrição até o dia 15 de maio. O valor da taxa é de R$ 33.
A prova também já tem data marcada! Será realizada no dia 4 de junho. Ao todo são 44.127 vagas em disputada, todas distribuídas pelo Estado de São Paulo. São 80 opções de cursos técnicos, com duração de três ou quatro semestres, nas modalidades presenciais, semipresenciais e online. Também tem 11 opções de especializações técnicas, com duração de um semestre.
As inscrições devem ser feitas apenas pelo site. Ao se inscreverem, é preciso preencher a ficha que se encontra disponível na “área do candidato” e responder ao questionário socioeconômico. A taxa de inscrição pode ser paga em qualquer agência bancária, pela internet ou através de um aplicativo bancário. Ainda é possível pagar com o cartão de crédito pela ferramenta que está disponível no site de processo seletivo. As inscrições vão até às 15 horas do dia 15 de maio.
Para concorrer uma das vagas disponíveis nos cursos técnicos, nas três modalidades, o estudante deve ou já ter concluído o ensino médio ou estar cursando o ensino médio ou o equivalente, apesentando o certificado de conclusão ou declaração que está matriculado a partir da segunda série. Mais informações podem ser vista na página 2 de portaria.
Já para as vagas em especialização técnica, é preciso ter concluído o ensino médio e ter cursado integralmente o ensino técnico associado ao curso de especialização, conforme a relação disponível na internet. Já para as vagas remanescentes, é preciso estar cursando a partir da terceira série do ensino médio ou ter já concluído, comprovar experiência profissional na área do curso e através de uma avaliação e certificação de competências.
As Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) são instituições de ensinos técnico, médio e técnico integrado ao médio, pertencentes ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. O Vestibulinho ETEC é uma das mais populares e concorridas provas entre os estudantes de nível fundamental, sendo basicamente destinada àqueles que queiram cursar o ensino técnico e médio.