Pedido do saque do FGTS pode ser feito online, sem sair de casa, por quem tem saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e não sacou pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses
Mylena Lira Publicado em 12/12/2022, às 18h14
A Caixa Econômica Federal divulgou que o saque do FGTS no valor de até R$ 6,2 mil foi liberado para trabalhadores de mais uma cidade. A quantia pode ser resgatada por quem tem saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e não sacou pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.
Criado pela Lei nº 5.107, em 1966, O FGTS completou 56 anos de existência em setembro deste ano. Além dos empregados com carteira assinada, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), também contam com FGTS:
A totalidade da grana acumula durante os anos de trabalho é liberada em situações específicas, sendo a aposentadoria, a demissão sem justa causa e a compra de imóvel as mais comuns. Porém, outras hipóteses geram o direito de ter acesso a pelo menos parte do saldo e uma delas é quando ocorre um desastre natural que afeta a área de residência do trabalhador.
Foi justamente esse o motivo para a Caixa permitir agora que moradores do município de Ivaiporã, no estado do Paraná, na região sul do país. A cidade foi atingida por chuvas fortes e vendaval no final de outubro, o que fez com que o governo local decretasse estado de emergência diante dos estragos, com inundações, casas destelhadas, além de quedas de árvores e postes.
O pedido do saque, oficialmente denominado de saque calamidade, pode ser feito de forma simples, sem sair de casa. Basta o trabalhador baixar o aplicativo FGTS no celular e fazer o upload dos documentos requeridos. Após fazer login, clique na opção “Meus Saques” e escolha a opção “Outras Situações de Saques”.
Você verá que um dos motivos é o saque "Calamidade Pública", bastando selecionar o município de residência e depois "Continuar" para confirmar os dados e anexar a documentação. Na sequência, escolha uma das opções para receber seu FGTS.
É possível indicar uma conta bancária de qualquer instituição para que o crédito seja feito após a Caixa analisar o pedido. Quem preferir, pode dar entrada direito na agência da Caixa, de maneira presencial. Para isso, é só levar o comprovante de residência, emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação da emergência; documento de identificação; CPF; e carteira de trabalho física, digital ou qualquer outro documento que comprove o vínculo empregatício.
Atualmente, trabalhadores residentes em 10 municípios de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul podem solicitar o saque do FGTS por calamidade. É preciso ficar atento ao prazo:
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil