Nova pesquisa Genial/Quaest divulgada hoje (28) aponta para possível vitória do ex-presidente Lula no primeiro turno; Bolsonaro tem rejeição de 55%
Jean Albuquerque Publicado em 28/09/2022, às 10h48
Uma nova pesquisa pesquisa encomendada pela Genial Investimentos e divulgada pelo Instituto Quaest nesta quarta-feira (28), aponta para vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 46% das intenções de voto, o que pode fazer com que a vitória aconteça no primeiro turno das eleições 2022.
O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) variou um ponto para baixo e tem 33%. O petista subiu dois pontos em relação à última pesquisa, realizada no último dia 21. A margem de erro está em dois pontos percentuais.
Em terceiro colocado aparece Ciro Gomes (PDT), com 6%, Simone Tebet (MDB) tem 5%. Os percentuais dos dois candidatos do último levantamento foram mantidos. Soraya Thronicke (União Brasil) manteve os 1%.
Os outros candidatos não pontuaram. Esses dados são referentes ao cenário estimulado, quando é apresentada ao eleitor uma lista com o nome dos candidatos. Brancos/nulos/não vão votar tem 6% e indecisos são 4%.
+ Auxílio Brasil: pagamento liberado para quem tem NIS 8; confira o calendário restante
O levantamento quis saber dos eleitores qual a possibilidade dos eleitores mudarem de voto para presidente. 79% se declararam que o voto já está definido. 20% consideram que podem mudar de voto caso algo aconteça e 1% não sabe ou não respondeu.
Para tentar avaliar os prováveis "votos úteis" de Lula, estratégia usada pelo petista para acabar com a disputa no primeiro turno, o levantamento perguntou se mudaria de voto para o ex-presidente quem não declarou votar em Lula ou Bolsonaro. 66% responderam que não, enquanto 24% responderam que sim. 10% não souberam ou não responderam.
O atual presidente Jair Bolsonaro lidera o índice de rejeição com 55%, Ciro tem 53%, já Lula aparece com 44%, ele tinha 46% na pesquisa anterior. Na possibilidade de um segundo turno entre os dois candidatos que lideram a pesquisa, Lula tem 52% e Bolsonaro tem 38%.
Para realizar o levantamento foram entrevistadas 2 mil pessoas, entre os dias 24 e 27 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04371/2022.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil