Mais de 10 mil funcionários da Amazon poderão ser demitidos, segundo imprensa estadunidense

Os postos de trabalho representam menos de 1% da massa salarial da Amazon, que tinha 1,6 milhão de funcionários no mundo até o fim de 2021

Pedro Miranda   Publicado em 14/11/2022, às 20h19

Divulgação/JC Concursos

O New York Times revelou que a Amazon planeja demitir 10 mil funcionários. Isso tornaria a empresa a última de tecnologia americana a reduzir sua equipe por meio de um plano de redução de empregos. Estes milhares de postos de trabalho representam menos de 1% da massa salarial do grupo, que tinha 1,6 milhão de funcionários no mundo até o fim de 2021.

Uma parcela significativa da força de trabalho é composta por funcionários contratados em regime de curto prazo para períodos de alta atividade. Por exemplo, durante a temporada de férias, muitas pessoas são empregadas temporariamente. Se confirmado, este seria o maior número de cortes de empregos na história da empresa.

+++ Consignado do Auxílio Brasil: Caixa retoma oferta de crédito nesta segunda (14); veja

A Amazon ainda não se pronunciou sobre o plano de demissão em massa

A Amazon não quis comentar sobre o plano de demissão em massa, de acordo com a AFP. A empresa já havia anunciado um congelamento de contratações em seus escritórios há duas semanas. Na quarta-feira, a matriz do Facebook, a Meta anunciou que estava demitindo 11 mil pessoas, ou 13% de sua força de trabalho.

A especialista em pagamentos online Stripe e a plataforma de veículos com motorista Lyft reduziram os gastos fazendo cortes importantes. A primeira decisão do novo dono do Twitter, o milionário Elon Musk, foi demitir metade de sua equipe.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil