O voto útil pode decidir as eleições 2022 já no 1º turno, que será realizado no próximo domingo (2). Veja personalidades que vão votar de forma estratégica
Mylena Lira Publicado em 28/09/2022, às 18h06
Com a proximidade das eleições 2022, que terá seu 1º turno já no próximo domingo, aumenta a quantidade de personalidades que declaram o chamado voto útil. Ontem (27), o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, pediu voto útil para Lula (PT), apesar de ter relatado processo do mensalão contra petistas lá atrás.
Mas, afinal, o que significa optar pelo voto útil? Em linhas gerais, é o mesmo que abrir mão de votar no candidato com o qual mais se identifica para votar naquele que tem mais chances de vencer o que você não quer que ganhe.
Tanto Bolsonaro quanto Lula já exploraram o voto útil em suas campanhas. Porém, o termo tem se popularizado, principalmente, entre os que não quererm que o atual presidente seja reeleito. Apesar de não ser petista ou defensor de Lula, muitos eleitores estão dispostos a votar nele para que as eleições 2022 seja encerrada já no 1º turno.
Isso porque as últimas pesquisas eleitorais, entre elas a Ipec, divulgada na última segunda (26) e a Genial/Quaest, publicada ontem (27), revelam que o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) tem mais de 50% das intenções de votos válidos, excluídos os brancos e nulos. Sendo assim, Lula tem chances reais de vencer a disputa no domingo.
Diversos artistas participaram de dois vídeos publicados na semana passada, nos dias 21 e 23, com a campanha "Vira voto" para eleger Lula no 1º turno e não correr o risco de Bolsonaro ganhar em um eventual 2º turno. Confira abaixo alguns dos principais apoiadores que aparecem cantando "vire voto hoje, pense no amanhã" nos vídeos, poduzidos pela Mídia Ninja e pelo coletivo 342 Artes:
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil