Conheça a Síndrome de Patau, doença genética que afeta o filho do cantor Zé Vaqueiro, e entenda suas características e implicações
Victor Meira Publicado em 16/11/2023, às 12h00
O cantor Zé Vaqueiro e sua esposa, Ingra Soares, compartilharam em suas redes sociais na última segunda-feira (6) uma foto do rosto de seu filho caçula, Arthur. O menino, que nasceu no dia 24 de julho, está internado desde então devido a uma malformação congênita decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13, também conhecida como Síndrome de Patau.
Mas o que é a Síndrome de Patau e como ela pode afetar a saúde do filho caçula de Zé Vaqueiro? Confira abaixo os sintomas desta doença.
A Síndrome de Patau, também conhecida como trissomia do cromossomo 13, é uma doença genética rara. Ela é caracterizada pela presença de uma cópia extra do cromossomo 13 em algumas ou todas as células do corpo. Esta alteração genética resulta em um conjunto de malformações congênitas que podem afetar vários sistemas do corpo.
As características mais comuns das crianças com Síndrome de Patau incluem malformações graves no sistema nervoso central, retardo mental grave, defeitos cardíacos congênitos, fenda labial e no céu da boca, além de malformações nas mãos ou pés, como dedos extras ou uma parte inferior dos pés arredondada.
A Síndrome de Patau é mais comum em bebês de mulheres grávidas com mais de 35 anos. Infelizmente, a expectativa média de vida de bebês com Síndrome de Patau é de 7 a 10 dias, embora alguns bebês possam viver até 2 anos, dependendo da gravidade da síndrome.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil