Oportunidade! Prazo para inscrição de programa de inovação para empresas termina hoje

As pequenas empresas têm até este domingo (10) para realizar inscrição para participar do programa de inovação para empresas; saiba como participar

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 10/04/2022, às 15h00

Freepik

Uma novidade para as pequenas empresas, termina neste domingo (10) as inscrições para o programa de inovação para empresas, a terceira edição do Programa Ideiaz, que pretende escolher 300 ideias para receberem capacitação empreendedora, além de mentorias e apoio tecnológico durante dez semanas. 

A iniciativa pretende ajudar gratuitamente os projetos inovadores de pequenas empresas e tem a parceria do Ministério da Economia, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). 

Podem participar da seleção empresas de todo o país, a seleção será feita pelas incubadoras e aceleradoras de empresas associadas ao Programa Ideiaz – Powered by InovAtiva, que opera em todos os estados brasileiros oferecendo atendimento técnico a empresas inovadoras, possibilitando a ampliação do alcance nacional de negócios que recebem assessoria técnica.

+++ IRPF 2022: doações a projetos sociais poderia chegar a R$ 5 bi; Saiba como doar

Como fazer a inscrição para o programa de inovação para empresas?

Para a terceira edição, o programa de inovação para empresas conta com 35 incubadoras e aceleradoras credenciadas e 15 na lista de espera. Estão habilitados a realizar a inscrição os empreendedores com projetos que estão nas fases de criação ou ideação — situação em que o produto ainda não tenha sido comercializado ou o modelo de negócio não seja concretizado. 

Dentre a oferta de vagas, um terço será destinado às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O restante irá para projetos com impacto socioambiental, o que representa 20% das vagas. Cada proposta será avaliada por um comitê de seleção que será composto por representantes do Sistema Sebrae, da Anprotec e da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia. O programa pretende este ano atender cerca de mil projetos. 

Os projetos selecionados passarão por um atendimento de dez semanas, de maneira online, com uma das incubadoras ou aceleradoras que são credenciadas ao Ideiaz. 

Cada projeto receberá 18 horas de apoio para o seu desenvolvimento. Do total, ao menos 10 horas serão destinadas para o atendimento individualizado, com as atividades. Veja lista: 

Logo após a capacitação, os projetos passam a ser acompanhados e terão que cumprir algumas metas, são elas: ter um modelo de negócios desenhado e validado, apresentar um protótipo do produto ou serviço desenvolvido e avaliado por clientes e constituir um pitch (discurso) de venda e de defesa do negócio pronto.

As informações sobre o edital estão disponíveis na página do Programa Ideiaz na internet. As dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail.

Confira o cronograma 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil