Pesquisa Datafolha: Bolsonaro cai e Lula mantém liderança; Brancos e indecisos sobem

Nova pesquisa Datafolha divulgada hoje (27) indica que Lula manteve mesmo percentual de intenção de votos da semana passada, enquanto Bolsonaro teve leve queda. Veja os números

Mylena Lira   Publicado em 27/10/2022, às 19h01

Divulgação

Nova pesquisa Datafolha divulgada no final da tarde desta quinta-feira, 27 de outubro, indica que o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve o mesmo percentual de intenção de votos da semana passada. Seu concorrente, Jair Bolsonaro (PL), teve leve queda.

O petista continua com vantagem, com 49% dos votos totais. O atual presidente, que tenta a reeleição, tem 44%. No último levantamento, realizado na semana passada, eles tinham 49% e 45%, respectivamente.

A quantidade de entrevistados que afirmaram estar indecisos dobrou: foi de 1% para 2%. Também aumentou o percentual de pessoas que informaram preferir votar em branco ou nulo nesse segundo turno das eleições 2022, que será realizado no próximo domingo, dia 30 de outubro. O indicador subiu de 4% para 5%.

Ao considerar somente os votos válidos, excluindo brancos, nulos e indecisos, Lula sobe para 53% e Bolsonaro, para 47%. Portanto, o candidato do Partido dos Trabalhadores aumenta a diferença percentual, que vai de 5 para 6. Na pesquisa anterior, a diferença era de 4 pontos percentuais: 52% e 48%.

Porém, Bolsonaro segue na frente no estado de São Paulo, onde ganhou no 1º turno, com 47,71% dos votos válidos contra 40,89% recebidos por Lula. O instituto indica que, contabilizando só os válidos, o presidente fica com 53% e Lula, com 47%.

+AtlasIntel: Lula mantém vantagem e distância de Bolsonaro é de 6 pontos; veja

Pesquisa Datafolha: rejeição dos candidatos

O levantamento Datafolha também questionou em quem o entrevistado não votaria de jeito nenhum. Bolsonaro leva a pior também nesse cenário, pois 50% indicaram que jamais o escolheriam. O mesmo percentual da semana passada. Lula, por sua vez, melhorou um pouco os índices de rejeição: foi de 46% para 45% hoje.

A margem de erro da pesquisa, encomendada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Ao todo, foram ouvidas 4.580 pessoas em 252 cidades entre os dias 25 e 27 de outubro. O instituto registro o levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04208/2022.

Pesquisas eleitorais são confiáveis?

Se feita seguindo os critérios técnicos, sim. Contudo, vale lembrar que as pesquisas fazem apenas uma projeção e, portanto, não necessariamente vão revelar exatamente o resultado das eleições. Em geral, a pesquisa mostra o retrato do momento. Por isso, os dados podem oscilar a cada semana.

Acontecimentos políticos, sociais, econômicos, entre outros, podem influenciar a opinião dos entrevistados, escolhidos de forma aleatória e por amostragem. O desenvolvimento da campanha eleitoral do candidato naquele período também pode exercer influência, seja ela positiva ou negativa. 

O JC Concursos compilou as últimas pesquisas divulgadas antes do primeiro turno, realizado em 2 de outubro, feitas por 10 dos principais institutos. Clique aqui para ver o ranking de quem errou mais. Apesar de não cravar o resultado, o Paraná Pesquisas foi o que mais acertou. Segundo dados do TSE, Lula obteve 48,43% dos votos válidos (57.259.504) e Bolsonaro, 43,20% (51.072.345) no primeiro pleito.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil