Os passageiros que tiverem problemas com a solicitação do desconto devem entrar em contato com os órgãos de defesa do consumidor. Veja os critérios para obter o desconto
Pedro Miranda Publicado em 30/01/2023, às 18h45
As companhias aéreas devem oferecer descontos de 80% para passagens de acompanhantes para pessoas com deficiência que não podem viajar sozinhas. Essa regra é da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
As empresas determinam como obter um desconto com base em seus procedimentos de verificação das informações e processamento do benefício. Os clientes também devem esclarecer todas as etapas do processo com cada companhia aérea.
Cabe à companhia aérea decidir se concede ou não o desconto.O serviço é regulado pela resolução nº. 280/2013 da Anac. Os passageiros que tiverem problemas com a solicitação do desconto devem entrar em contato com os órgãos de defesa do consumidor.
+++ Revisão do FGTS poderá pagar R$ 300 bilhões a brasileiros em 2023
Entre as pessoas com deficiência que têm direito ao benefício estão as que precisam viajar em maca ou incubadora; não podem compreender as instruções de segurança de voo, por limitações intelectuais ou mentais e que não conseguem realizar as necessidades fisiológicas sem assistência.
Nestes casos, a companhia aérea deve disponibilizar gratuitamente um acompanhante, ou oferecer à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida para designar um acompanhante à sua escolha.
Em geral, antes da compra das passagens é necessário apresentar o formulário Fremec (basicamente um cartão médico para pessoas que viajam com frequência ) ou o Medif (Formulário de Informações Médicas, assinado pelo médico do paciente) e os documentos comprobatórios para acompanhamento.
Veja os critérios para obter o desconto das principais companhias aéreas:
Azul
Gol
Latam
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil