Caso o Piso da Enfermagem seja aprovado, o valor mínimo do salário dos enfermeiros deve praticamente dobrar. Confira todas as informações!
Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br Publicado em 12/07/2022, às 08h46
O Piso da Enfermagem segue para avançar mais um passo na Câmara dos Deputados. Nesta terça-feira (12), a PEC 11/22 (Proposta de Emenda à Constituição) poderá ser votada pelo Plenário da Casa a partir das 13h55. O texto foi adiado na última quinta-feira (07) por falta de quórum. Caso seja aprovada ainda hoje, o texto segue para do sanção do presidente Jair Bolsonaro, uma vez que ele já foi aprovado pelo Senado Federal.
A PEC do Piso da Enfermagem trata-se da instauração de uma lei federal que institui um piso salarial para enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem e parteira com atuação em empresas privadas ou públicas.
+Tabela de frete rodoviário: Congresso prorroga medida por 60 dias; MP pode perder a validade
Confira abaixo os valores determinados pelo piso da enfermagem:
Atualmente, a remuneração média dos enfermeiros é inferior a dois salários mínimos, cerca de R$ 2.424. Com o novo piso da enfermagem, a remuneração A desses profissionais deve dobrar.
A adoção do piso, caso seja aprovado, deverá ser aplicado pelos estados e municípios até o final de 2022, além de readequar a remuneração dos cargos e dos planos de carreira.
+Liberada consulta do Auxílio Brasil de julho pelo Dataprev. Veja como realizar
Uma das justificativas para incluir o piso da enfermagem na Constituição, ela evita uma eventual suspensão na Justiça sob a alegação do chamado “vício de iniciativa” (quando uma proposta é apresentada por um dos Poderes sem que a Constituição lhe atribua competência para isso).
*com informações da Agência Câmara de Notícias
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil