As vendas de motos tiveram um aumento acima de 20%. As motocicletas de baixa cilindradas, aquelas que podem ter isenção no IPVA, tem mais de 80% do mercado
Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br Publicado em 12/07/2022, às 14h06
Após o Senado promulgar a isenção do IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores) para motos de até 170 cilindradas, a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) divulgou, nesta terça-feira (12), que a produção de motocicletas cresceu 18% no 1º semestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, foram produzidas mais de 671 mil motos.
Assim como a produção, as vendas apresentaram um aumento de 23,1%, com um total de 636,5 mil unidades.
+Saiu o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil, que começa na semana vem; confira
A categoria mais vendida foi a street (conhecidas também como city, são desenhadas para uso nas cidades) com 59,3 mil unidades e 49,1% de participação no mercado. Logo após surge a trail (motos mais leves, com suspensão de curso longo e para-lamas altos) que teve 24,2 mil motocicletas vendidas e foi 20% do mercado. Em terceiro lugar, aparece a motoneta com 18,1 mil unidades e 15% de participação do mercado.
As motos com baixa cilindrada, aquelas com até 160cc, chegaram até 100,4 mil, representando 83,1% do mercado. Os modelos com cilindradas de 161 até 449 cilindradas tem 13,5% do mercado e as motos acima de 450 cilindradas são apenas 3,4%.
+Mercado financeiro prevê inflação mais baixa e PIB em crescimento; confira
“Atualmente existe fila de espera para os modelos de baixa cilindrada e para as scooters, muito utilizadas nos serviços de entrega e para deslocamento urbano. O tempo de espera é de cerca de 30 dias. No caso das motocicletas premium e de uso misto, o estoque nas concessionárias já foi normalizado”, explicou a Abraciclo em nota divulgada para imprensa.
*com informações da Agência Brasil e Abraciclo
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil