Mutirão orienta os consumidores de negociar os valores com as entidades, além de oferecer uma plataforma para educar financeiramente os cidadãos
Victor Meira Publicado em 01/11/2022, às 15h18
A partir de hoje (01), se você está endividado, terá a oportunidade de limpar o seu nome até o dia 30 de novembro com o mutirão nacional de negociação de dívidas e orientação financeira.
Esta é uma ação do Banco Central (BC), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons de todo o Brasil. Com o mutirão, o cidadão tem a oportunidade de renegociação de dívidas com desconto e parcelamentos que caibam no bolso.
+Preço do gás segue em queda nacional. Veja reajustes confirmados
Segundo as instituições, podem participar do mutirão pessoas físicas com débitos em atraso com bancos e demais tipos de instituições financeiras, desde que a dívida não esteja vinculada a bens dados em garantia.
As negociações estão liberadas para ser feitas na plataforma Consumidor.gov.br ou pelos canais diretos das instituições participantes, disponíveis na página do mutirão.
A página permite consultas sobre informações de dívidas com bancos e órgãos públicos, cheques devolvidos, contas, chaves Pix e operações de câmbio.
Além disso, a campanha oferece acesso à plataforma de educação financeira Meu Bolso em Dia, da Febraban.
+Inflação semanal fecha o mês de outubro em alta puxada pelos produtos alimentícios
No último mutirão, realizado em março, foram negociados 1,7 milhão de contratos em atraso durante 25 dias. De acordo com o BC, o endividamento das famílias com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) alcançou 52,9% da renda familiar disponível em agosto. Definido como o valor atual da dívida e os rendimentos em 12 meses, o indicador caiu 0,4 ponto percentual em relação ao mês anterior, mas subiu 3,5 pontos no acumulado em 12 meses.
*com informações da Agência Brasil
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil