Os criminosos estão utilizando a logo da Receita Federal para criar anúncios e sites de e-commerce com produtos muito abaixo do valor de mercado
Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br Publicado em 19/07/2022, às 11h07
Você viu na internet um preço de um produto muito baixo do mercado, que é de origem de um leilão da Receita Federal. Desconfie, pois você pode estar sendo vítima de um golpe. Pelo menos é o que revela o próprio órgão federal.
Na última segunda-feira (18), a Receita divulgou um alerta para uma série de golpes na internet que aproveitam se aproveitam do leilão da Receita para anunciar vendas de produtos a preços muito abaixo do mercado. Além disso, eles atuam como se fosse um e-commerce da própria Receita.
+Mais estados aderem a redução do ICMS para etanol e outros produtos; confira a lista
Em nota, o fisco informa que os estelionatários responsáveis por esses golpes de e-commerce usam de anúncios pagos para enganar os consumidores.
Nas falsas propagandas, os criminosos “usam de forma ilícita o nome das unidades da Receita Federal responsáveis pelas atividades de controle aduaneiro” (as alfândegas), na tentativa de simular veracidade na aplicação do golpe, informa.
Diante disso, a Receita aponta que nem ela e nem as alfândegas comercializam qualquer tipo de mercadoria.
“Essas unidades são responsáveis por gerir e executar atividades de controle aduaneiro, de atendimento e orientação ao cidadão e as relativas ao combate aos ilícitos tributários e aduaneiros, inclusive à contrafação, à pirataria, ao tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, ao tráfico internacional de armas de fogo e munições e à lavagem e ocultação de bens, direitos e valores, observadas as competências específicas de outros órgãos”, explica a nota.
*com informações da Agência Brasil
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil