Os segurados do INSS podem ter o benefício suspenso caso não cumpra algumas exigências do instituto; Veja o que faz com que o auxílio seja interrompido
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 31/07/2022, às 16h13
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que dependem dos benefícios da autarquia para viver no país, precisam ficar atentos e cumprir algumas regras para não perder o recebimento dos valores. Saiba o que fazer para evitar a suspensão.
Para evitar a suspensão, é necessário saber o que faz com que o seu benefício seja suspenso. Com isso, JC Concursos lista algumas situações para você não cometer esses erros e ter o pagamento garantido.
++++ Redução do IPI: governo reduz imposto sobre produtos fabricados no país
Uma das condições para a manutenção do pagamento do benefício trata-se de comparecer sempre à perícia médica agendada. O INSS precisa saber se a doença que impede as atividades laborais faz com que você seja elegível para receber auxílio do órgão. O médico perito avalia caso a caso e pode negar ou manter o benefício, caso não possa comparecer, é necessário entrar em contato com o instituto.
Outra situação que pode fazer seu benefício ser suspenso é o indício de cometimento de fraude. Caso seja provado que agiu de má fé, você pode sofrer consequências, além de ter o dinheiro retido.
Deixar de sacar o benefício por 60 dias também é um dos motivos que faz com que o seu benefício seja imediatamente suspenso. Ter as informações desatualizadas também configura um dos motivos para que você deixe de receber o benefício. Para isso não acontecer, fique alerta e mantenha seus dados atualizados.
O benefício é suspenso também para aqueles que receberam alta de um programa de reabilitação. Sendo assim, se você estava recebendo benefício temporário e recebeu alta médica, esse é o momento para voltar ao trabalho. Já que o benefício só é pago para quem é incapaz de exercer qualquer atividade.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil