Pagamentos do novo lote do 13º salário a aposentados e pensionistas do INSS têm início no dia 24 de novembro; veja calendário e saiba todos os detalhes
Jean Albuquerque Publicado em 13/11/2022, às 11h28
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou que o pagamento da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas foi antecipado para novembro. Os beneficiários irão receber os valores no fim do ano e em cota única.
O cronograma de pagamentos para mais de 36 milhões de segurados leva em consideração o dígito final do benefício. Tem direito às parcelas do 13º do INSS, os segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.
A transferência dos valores ocorrerá junto ao calendário de novembro. Cerca de 36 milhões de brasileiros recebem pensões, aposentadorias e outros auxílios do Instituto no país.
Por outro lado, os cidadãos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou Renda Mensal Vitalícia (RMV) não têm direito ao 13º salário. A razão é que esses programas são de ajuda, não de seguridade social.
+ Auxílio Brasil começa pagamento nesta semana; Alguns recebem antecipado
A consulta aos valores e calendário pode ser realizada no aplicativo ou site do Meu INSS, disponível para os sistemas Android e iOS. Para aqueles que não possuem acesso à internet, podem realizar a consulta ligando para a Central de Atendimento do INSS, no número 135, de segunda-feira a sábado, das 7h até às 22h, no horário de Brasília.
Como aconteceu anteriormente, o INSS irá pagar o décimo salário dentro do calendário comum do benefício. Veja todas as datas para quem recebe um ou mais de um salário mínimo.
Recebe um salário mínimo
Recebe mais de um salário mínimo
O governo anunciou a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS no início do ano. Esses pagamentos normalmente são realizados em agosto e setembro. Neste caso, a antecipação foi uma medida do pacote anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para alavancar a economia em 2022. Segundo informações do Ministério do Trabalho e Previdência, foram contemplados 30,5 milhões de segurados em todo o país, com liberação de R$ 56,7 bilhões.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil