Trabalhadores da iniciativa privada e da pública de mais cinco municípios poderão efetuar o saque do FGTS por conta de desastre natural que atingiu a região. Pedido pode ser feito de forma online
MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR Publicado em 30/07/2022, às 12h08
Mais cinco municípios, localizados em estados do nordeste e do sul, serão contemplados com o saque-calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Essa modalidade de saque do FGTS permite resgatar até R$ 6.200,00 do saldo da conta do trabalhador que atua com carteira assinada, seja na iniciativa privada ou na pública.
O benefício é disponibilizado pelo governo federal, por meio da Caixa Econômica Federal, para quem reside em área afetada por desastre natural, como chuvas fortes, inundações e deslizamentos de terra, por exemplo. Porém, não basta o registro do incidente. É preciso que o governo municipal ou estadual decrete estado de calamidade pública ou situação de emergência em até 30 dias após a ocorrência.
Nesta última semana, cinco novos municípios entraram para a lista dos que atendem aos requisitos para os moradores solicitarem o saque-calamidade:
Ao todo, no momento, residentes de 31 cidades têm direto a esse tipo de saque em sete estados brasileiros das regiões sul, sudeste e nordeste. São eles: Alagoas, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A lista completa pode ser consultada aqui. Os beneficiários devem ficar atentos ao prazo para resgatar o valor disponibilizado.
+Brasil recebe vacina da varíola dos macacos em setembro; Saiba quem será vacinado
As vítimas de desastres naturais podem solicitar o saque-calamidade pelo celular, de forma online, por meio do aplicativo FGTS, na opção Meus Saques. Não precisa o trabalhador ir até uma das agências da Caixa, apenas ter saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.
A quantia pode ser creditada em uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, a mesma utilizada para regaste de outros benefícios sociais, como o Auxílio Brasil e o Auxílio Emergencial. Também é possível indicar uma conta de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.
+Multa por estacionar em vaga de deficiente ou idoso pode chegar a R$ 1,5 mil; Entenda projeto
Quem preferir sacar direito na agência do banco federal deve levar a documentação abaixo indicada:
++++Acompanhe as principais notíciais sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil