O objetivo de longo prazo do sistema Nexus é criar uma ferramenta que integra transações de vários países. Confira as vantagens da implementação do sistema
Pedro Miranda Publicado em 30/12/2022, às 16h25
Por ser um serviço nacional com muitas vantagens, como transferências rápidas de grandes ou pequenos valores, ainda não é possível usar o Pix para pagamentos internacionais. Além disso, os custos envolvidos fazem com que poucas pessoas usem o pix para fazer pagamentos em outros países.
Por causa disso, o Bank Of International Settlements (BIS), uma instituição financeira conhecida por gerenciar os bancos centrais pelo mundo, está desenvolvendo o sistema Nexus, uma releitura do que seria o Pix brasileiro, mas para transações internacionais.
O objetivo de longo prazo do sistema Nexus é criar uma ferramenta que integra transações de vários países.
+++ Haddad anuncia as novas presidentes da Caixa e do Banco do Brasil; confira os nomes
É importante lembrar que o Nexus não é um produto nacional, mas um produto global, portanto, pode haver algumas diferenças em relação aos sistemas de pagamento como os conhecemos.
Além disso, de acordo com o BIS, o objetivo é concluir transações em no máximo um minuto, tanto entre pessoas físicas quanto em compras online. As vantagens desse sistema, segundo o banco seria um sistema internacional integrado com fluxo rápido e baixo custo; transparência: mostrando taxas de transferência e taxas de câmbio antes que o consumidor finalize o pagamento; confiança e segurança.
Além disso, a garantia de dados pré-transação para garantir que o dinheiro seja enviado para as pessoas certas. Como ainda está em desenvolvimento, não tem uma data pré-definida para o lançamento do sistema Nexus.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil