Denominadas de Pitonisa e Múltipla Escolha, as operações foram deflagradas na manhã desta quinta-feira (20) pela Polícia Civil de Pernambuco. Grupo fraudava concursos públicos em diversos estados
Mylena Lira Publicado em 20/10/2022, às 15h54
Ao menos quatro suspeitos foram presos na manhã desta quinta-feira (20) pelos crimes de falsidade ideológica e fraudes em concursos públicos, envolvendo o Distrito Federal e mais quatro estados: Alagoas, Espírito Santo, Paraíba e Pernambuco. Denominadas de Pitonisa e Múltipla Escolha, as operações foram deflagradas pela Polícia Civil de Pernambuco.
No estado, o grupo fraudou concursos das polícias civil e militar realizados em 2016. "Os criminosos treinavam os candidatos usando pontos eletrônicos para que no dia do concurso eles pudessem ter acesso às informações durante a realização da prova”, explicou a delegada responsável pelo caso, Viviane Santa Cruz, conforme publicou o Diário de Pernambuco.
Um falso candidato pegava a prova e saia do local de exame de forma irregular. Uma segunda pessoa, então, resolvia as questões e as respostas eram repassadas por meio do ponto eletrônico para quem contratava o serviço ilegal, dando vantagem indevida a eles.
Ao G1, a PC PE divulgou que foram presas três pessoas na Paraíba e uma em Alagoas, sendo três homens e uma mulher. As investigações tiveram início em junho de 2018 e hoje foram cumprido, pelo menos, 15 mandados de busca e apreensão domiciliar, que culminaram no recolhimento de computadores, celulares, documentos e até mesmo arma de fogo e munições, conforme imagem abaixo:
+Confira 12 concursos abertos em São Paulo com salários de R$ 10 mil
As operações de Pernambuco foram realizadas a partir de informações obtidas da Operação Gabarito, que, em 2017, desarticulou uma organização criminosa suspeita de fraudar cerca de 100 concursos públicos, em 15 estados, ao longo de 12 anos.
O esquema foi descoberto, na época, pela Delegacia Defraudações e Falsificações de João Pessoa. Até 2017, as fraudes teriam aprovado mais de 500 pessoas e movimentou R$ 29 milhões, englobando certames de todas as esferas: municipais, estaduais e federais.
A ação de hoje envolveu a participação de 100 servidores, entre delegados, escrivães e agentes. Atuaram nas operações:
+++Acompanhe as principais notícias sobre Concursos e Sociedade no JC Concursos.
concursos publicos Sociedade Brasil