O prazo para emitir e regularizar o título de eleitor acaba nesta quarta (4). Os parlamentares enviaram um ofício ao presidente da corte, Edson Fachin
Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 03/05/2022, às 19h17
Nesta terça-feira (3) um grupo de parlamentares enviou um ofício solicitando a prorrogação do prazo para emissão do título de eleitor ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No documento, os políticos justificam o pedido por conta da instabilidade no sistema do TSE devido ao aumento de acesso de eleitores que estão tentando regularizar o título. O prazo para emitir, alterar a sessão e outras burocracias termina nesta quarta-feira (4).
Assinam o ofício enviado ao ministro e presidente da corte Edson Fachin, o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), e os deputados federais Tábata Amaral (PSB-SP) e Felipe Rigoni (União Brasil-ES). Um trecho do documento destaca a regularização eleitoral e o cadastro de novos eleitores como mecanismo de promoção da democracia brasileira.
“Como consequência de todos os esforços empreendidos, a alta demanda nos sistemas do Tribunal está obstaculizando o efetivo exercício da democracia. A situação foi noticiada pelo próprio TSE, informando que foram quase meio milhão de atendimentos e a instabilidade do site", diz outra parte do texto.
As exigências de novos prazos são para emissão de novos títulos eleitorais, mas também regularização, transferência do domicílio eleitoral, mudança de local de votação e a retificação de dados pessoais, como a inclusão do nome social.
+++Precisa assinar um documento digital? Governo federal disponibiliza serviço pelo celular
Faltando dois dias para o fim do prazo estipulado pelo TSE para emissão do título de eleitor, mais de 380 mil solicitações foram feitas no site da instituição na segunda-feira (2). O sistema também registrou mais de 303 mil pedidos de Requerimentos de Alistamento Eleitoral (RAEs), serviço para candidatos a títulos, completado pelo sistema Elo da Justiça Eleitoral.
No total, foram realizados mais de 685 mil atendimentos no mesmo dia. O alto número de acessos causou instabilidade no sistema e várias pessoas tiveram problemas para concluir a solicitação. Em nota, o TSE informou que "as áreas técnicas responsáveis já trabalham para o restabelecimento das páginas e dos sistemas afetados".
*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil