Receita Federal irá liberar consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2023; Pagamento está agendado para o dia 29 deste mês
Jean Albuquerque Publicado em 20/09/2023, às 17h43
A Receita Federal está prestes a disponibilizar a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda, marcada para o dia 22 de setembro, sexta-feira, a partir das 10h. O pagamento dessas restituições está agendado para o dia 29 deste mês.
Este quinto lote deve contemplar os brasileiros que não possuem prioridade legal ou aqueles que, mesmo tendo prioridade legal, tiveram problemas e ficaram retidos na malha fina, mas conseguiram resolver suas pendências junto à Receita Federal.
Assim como aconteceu no penúltimo lote, o último lote também beneficiará os contribuintes com prioridade legal, que estiveram retidos na malha fina, mas conseguiram resolver suas questões.
Além disso, serão contemplados aqueles que optaram por utilizar a declaração pré-preenchida ou solicitaram a restituição através do PIX, juntamente com os contribuintes sem prioridade que enviaram suas declarações o mais cedo possível.
+ INSS inicia calendário de setembro na próxima semana; Veja quem pode receber
Para ter acesso à consulta aos valores da restituição, os contribuintes devem realizar alguns procedimentos. Veja o passo a passo:
Neste caso, a página dará informações para a realização da consulta e os canais para a prestação de serviço, além da possibilidade de uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessando o Portal e-CAC.
Caso o contribuinte identifique alguma dependência na declaração, poderá corrigir as informações que estejam equivocadas. A consulta também poderá ser realizada por meio de aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar as bases de dados da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e situação cadastral no CPF.
O calendário de restituição iniciou no dia 31 de maio, dividido em cinco grupos mensais até 29 de setembro, veja as datas abaixo:
Se o reembolso não caiu na sua conta, é necessário investigar o que aconteceu. Caso o motivo foi a malha fina, é possível acessar o portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal) para verificar as pendências, enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes residuais destinados àqueles que resolveram a situação com o órgão fiscalizador.
No entanto, se foi constatado que enviou as informações corretas, será necessário comprovar os dados inseridos na declaração. Aguarde a notificação da Receita Federal, que indicará quais documentos devem ser apresentados e o prazo para fazê-lo. O Processo Digital para a Malha Fiscal pode ser iniciado através do site do e-CAC, acessando a seção "Onde encontro" e, em seguida, "Malha Fiscal - Atendimento".
Se alguém não caiu na malha fina, mas deixou de receber a restituição porque a conta bancária informada durante a declaração foi desativada ou estava incorreta, por exemplo, é possível resgatar o valor diretamente com o Banco do Brasil. Nesse caso, é necessário reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida através do Portal BB.
Além disso, existe a opção de entrar em contato com a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). O crédito estará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil