Unidades do Cate SP deixam de atender pedidos de requerimento do auxílio emergencial

Com o fim do prazo estabelecido pelo Governo Bolsonaro, ocorrido na quinta-feira, dia 2, os postos do Cate se voltam exclusivamente para a habilitação do seguro-desemprego

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br   Publicado em 03/07/2020, às 09h11

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A partir desta sexta-feira, 3 de julho, as 14 unidades do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), da Prefeitura de São Paulo, que foram reabertas em abril, deixam de realizar o pedido para requerer o auxílio emergencial. Com o fim do prazo estabelecido pelo Governo Bolsonaro, ocorrido na quinta-feira, dia 2, os postos do Cate se voltam exclusivamente para a habilitação do seguro-desemprego, passando a atender das 10h às 14h, a partir de segunda-feira, 6.

Mais de 8 mil pessoas passaram pelas unidades da rede para realizar o requerimento do auxílio emergencial desde abril. Por volta de 43% do público atendido conseguiu solicitar o serviço por estar dentro do perfil para receber o benefício do governo federal. Os demais atendimentos foram feitos a pessoas que já tinham o requerimento e precisavam de alguma orientação ou não atendiam aos critérios para receber o benefício. As unidades do Cate Itaquera e Jaçanã, respectivamente nas zonas leste e norte, foram as que mais fizeram a solicitação do auxílio emergencial, totalizando em torno de 3 mil atendimentos.

A habilitação do seguro-desemprego continua ocorrendo mediante agendamento feito pela central 156 ou portal do serviço, que orienta a população sobre os documentos necessários e também oferece a opção de realizar o pedido pelo portal do governo federal, quando o cidadão tem acesso aos recursos tecnológicos.

Tem direito ao benefício do seguro-desemprego o trabalhador formal e doméstico, dispensado sem justa causa. O trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador também tem direito.

Cate 2020: processo seletivo on-line

Os candidatos que buscam recolocação profissional e se dirigiam às unidades do Cate para atendimento presencial, podem participar dos processos on-line organizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Já foram oferecidas mais de cinco mil vagas desde março, quando iniciou a quarentena e os postos tiveram que fechar em decorrência da pandemia pelo coronavírus.

Os processos seletivos são divulgados pelas redes sociais e portal da Prefeitura de São Paulo www.prefeitura.sp.gov.br/desenvolvimento. Um site é disponibilizado para inscrições e envio do currículo atualizado e com prazo para o cadastro. As equipes do Cate fazem a pré-seleção dos candidatos que atendem às exigências das empresas contratantes e encaminham os trabalhadores para as demais fases do processo seletivo, que podem incluir provas e entrevistas. Mais de 40 mil currículos foram recebidos neste período.

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Sobre Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.

Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.

O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.

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