A 12 dias do primeiro turno das eleições 2022, que acontece em 2 de outubro, os eleitores se preparam para participar da festa da democracia; saiba mais
Jean Albuquerque Publicado em 20/09/2022, às 17h49
A exatamente 12 dias do primeiro turno das eleições 2022, que acontece em 3 de outubro, os eleitores se preparam para participar da festa da democracia e escolher presidente, senador, governador, deputado federal e estadual. Antes de ir às urnas, saiba tudo sobre o processo eleitoral.
Estão aptos para votar nestas eleições, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 156.454.011 brasileiros e brasileiras, que estão em 5.570 cidades do país, além do Distrito Federal, Fernando de Noronha e 181 localidades no exterior.
Os dois turnos irão acontecer no domingo, nos dias 2 e 30 de outubro, o horário de votação será o de 8h às 17h (horário de Brasília). Abaixo explicamos alguns pontos para você ir votar tranquilo.
+ Bolsonaro elogia desempenho da economia em discurso na ONU
O TSE disponibiliza em seu site, um espaço específico para que os eleitores possam consultar sua zona eleitoral. Vale destacar que essa informação também está impressa no título de eleitor.
Para ter direito ao voto, o eleitor deve apresentar apenas um documento oficial de identificação com foto. Saiba quais:
O e-Título trata-se de um via digital de título de eleitor que pode ser emitido para quem baixar o aplicativo em seu celular ou tablet. Ao baixar o aplicativo disponível nos sistemas Android e iOS, os usuários devem seguir as regras de uso e informar dados como nome, data de nascimento, previdência e nome dos pais.
O primeiro acesso ao aplicativo deve ser feito o quanto antes porque, segundo o TSE, a divulgação do título digital não ocorrerá no dia da votação. Na véspera da primeira e segunda rodadas, a emissão prosseguirá normalmente, caso haja tráfego acumulado, o sistema poderá ficar instável.
Os cidadãos que não estão com o título de eleitor regulamentado podem votar normalmente, mesmo que não tenham cadastrado a biometria. Neste caso, é necessária a apresentação de documento original com foto ou e-Título.
A nova regra do TSE impede que os eleitores entrem na cabine de votação portando o celular. O aparelho deve estar desligado e entregue a um mesário. Caso possa haver resistência, o mesário pode acionar uma força policial para que possam ser tomadas as medidas cabíveis.
No caso da camiseta de candidato, ela é permitida. Está vedada a propaganda eleitoral e o descarte de panfletos ou publicidade eleitoral em locais públicos. O eleitor tem o direito de levar uma cola com o número dos candidatos para facilitar na hora da votação.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil