Governo do México anunciou hoje, que irá voltar a exigir o visto físico para turistas brasileiros entrarem no país; medida tenta barrar fluxo irregular
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 26/07/2022, às 19h59
Os brasileiros que pretendem viajar ao México precisam ficar atentos. O país anunciou nesta terça-feira (26), que irá voltar a exigir o visto físico para turistas brasileiros. Saiba mais detalhes.
O intuito com a medida é o de tentar diminuir o fluxo irregular de migrantes, que muitas vezes tem o objetivo de chegar aos Estados Unidos ilegalmente. Anteriormente, desde o final do ano passado, os brasileiros só precisavam solicitar uma licença eletrônica pela internet.
+++ Empresas podem contar com crédito oferecido pela Caixa através do Pronampe
A expectativa do governo é a de publicar as novas regras no Diário Oficial da Federação Mexicana (DOF) esta semana.
A taxa para emissão do documento será de US$ 48 (dólares). O visto de entidade só pode ser obtido após entrevista nos consulados mexicanos em São Paulo e no Rio de Janeiro, bem como na embaixada do país em Brasília. Mais detalhes serão anunciados nos próximos dias.
O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) lançou no final de junho, em cerimônia no Palácio do Planalto, o novo modelo do passaporte brasileiro. O documento passa a ser temático, além de homenagear todas as regiões do país contendo ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local, como a Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampas. A previsão de lançamento é a partir de setembro de 2022, mês que é comemorado o bicentenário da Independência do Brasil.
A troca precisou ser feita porque a ICAO (International Civil Aviation Organization), instituição das Nações Unidas que padroniza documentos de viagem, recomenda que o passaporte seja trocado a cada 10 anos. O passaporte brasileiro possui os mesmos itens de segurança desde 2006.
Embora o novo documento passe a ser emitido, o valor do passaporte brasileiro continua o mesmo, custando R$ 257,25. O prazo de validade do novo documento é de 10 anos.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil