Aeronáutica: criados 100 cargos de controlador

Carreira exige nível médio completo e conhecimentos em língua inglesa; remuneração inicial de R$ 4.018,82

Renan Abbade   Publicado em 10/05/2013, às 10h48

Foi sancionada, na última quarta-feira (8), pela presidente da República, Dilma Rousseff, a lei nº 12.807, que cria 100 cargos de controlador de tráfego aéreo.
Segundo documento disponibilizado na edição do dia 9 de maio do Diário Oficial da União (DOU), “a criação dos cargos previstos nesta lei fica condicionada à sua expressa autorização em anexo próprio da lei orçamentária anual com a respectiva dotação suficiente para seu primeiro provimento. Se a autorização e os respectivos recursos orçamentários forem suficientes somente para provimento parcial dos cargos, o saldo da autorização e das respectivas dotações para seu provimento deverá constar de anexo da lei orçamentária correspondente ao exercício em que forem considerados criados e providos".
No final do ano passado, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), ligado à Aeronáutica, lançou concurso com 135 oportunidades para a carreira. De acordo com o edital anterior, os candidatos precisavam ter, além de nível médio completo, conhecimentos em língua inglesa para concorrer.
A organização do certame coube à Fundação Cesgranrio e a remuneração inicial proposta era de R$ 4.018,82. O processo seletivo conta com as etapas de provas objetivas, exames de aptidão psicológica, exame médico, além do curso de formação.