Estatal confirma novo concurso em 2012

Fundação Cesgranrio já foi definida como organizadora da seleção. Edital deve ser divulgado no segundo semestre

Redação   Publicado em 15/06/2012, às 14h49


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prepara novo concurso público para ingresso em seus quadros. A informação foi confirmada à reportagem do JC&E pela assessoria de imprensa do órgão. 
A seleção já foi autorizada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e deverá ser aberta, provavelmente, no último trimestre de 2012. Ainda que o órgão evite em fazer qualquer prognóstico mais elaborado a respeito. 
Serão abertas vagas para profissionais de níveis médio e superior e, ainda que não haja indicação oficial a respeito dos cargos, os vencimentos devem girar em torno de R$ 2.700 para os primeiros e chegar a R$ 9.000 para graduados. 
Como é tradição nos concursos promovidos pelo BNDES, as ofertas devem ser destinadas à composição de cadastro reserva. 
Outros detalhes  Quem quiser se preparar com a recomendável antecedência é importante saber que já foi definida a organizadora do concurso. Será a Fundação Cesgranrio, a mesma que realizou a seleção para ingresso no órgão em 2011. No concurso em questão foram disponibilizadas 270 vagas para técnico de arquivo, que exige ensino médio completo, e profissional básico, que admite graduados em diversas especialidades. 
A exemplo da seleção de 2011, as vagas serão preferencialmente para o Rio de Janeiro, mas o BNDES costuma especificar em edital que os aprovados podem ser alocados em qualquer região do país e, até mesmo, no exterior. 

Reinaldo Matheus Glioche/SP

Sobre BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fundado em 1952, é uma empresa pública federal que representa, hoje, o principal instrumento de financiamento de longo prazo para realização de investimentos em todos os segmentos da economia, incluindo dimensões social, regional e ambiental. Se destaca no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequena e média empresas. O BNDES também vem implementando linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano.