A Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Asmetro) também revelou qual estado vai concentrar a maioria das vagas do concurso Inmetro
Mylena Lira Publicado em 24/08/2023, às 18h13
Sérgio Ballerini, presidente da Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Asmetro), revelou nesta quinta-feira, 24 de agosto, que há expectativas positivas para a publicação do aguardado edital do concurso Inmetro já em setembro deste ano.
O concurso visa preencher um total de 100 vagas, sendo que a maioria das oportunidades será direcionada ao estado do Rio de Janeiro. Além disso, estados como Goiás, Rio Grande do Sul e Distrito Federal também serão contemplados com vagas.
De acordo com Ballerini, cerca de 80% das vagas serão destinadas para atuação na unidade de Xerém, localizada na cidade de Duque de Caxias. O presidente da Asmetro confirmou que a comissão do concurso já foi formada e deu início ao processo de seleção da banca organizadora.
Embora a data exata de lançamento do edital ainda não esteja definida, Ballerini demonstrou otimismo quanto a sua possível divulgação no decorrer do próximo mês. Contudo, a confirmação da data só poderá ocorrer após a escolha da banca organizadora.
“Todas as áreas do Inmetro já foram demandadas para informar o quantitativo de suas necessidades. Falta agora a comissão escolher a organizadora do concurso”, informou o presidente da Asmetro. O limite estabelecido pelo MGI para a divulgação do edital é o dia 13 de dezembro - seis meses após a publicação da portaria que autorizou a realização do processo seletivo.
Das 100 vagas disponíveis, 40 são destinadas à carreira de analista executivo, enquanto 60 são para o cargo de pesquisador, ambas exigem formação superior e oferecem uma remuneração inicial de R$ 9.358,31, já incluindo o auxílio-alimentação no valor de R$ 658. As contratações serão efetuadas sob o regime estatutário, que garante estabilidade aos servidores.
A realização do concurso Inmetro é parte integrante de uma série de processos seletivos autorizados no dia 16 de junho pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck. Segundo o aval concedido pelo MGI, as provas estão previstas para serem realizadas até dois meses após a publicação do edital.
A Asmetro ressaltou que, apesar de comemorar a autorização do novo concurso, o número de vagas oferecidas está aquém das necessidades do Inmetro. Segundo Ballerini, o instituto possui aproximadamente 700 cargos vagos, incluindo posições de nível médio. Esse quadro pode se agravar, uma vez que cerca de 120 servidores estão próximos da aposentadoria.
Diante desse contexto, a Asmetro defende a criação do cadastro reserva para a contratação do maior número possível de aprovados, mesmo que fiquem fora do número de vagas. Além disso, a associação buscará a abertura de um concurso para cargos de nível médio.
Ontem (23), o Asmetro-SI foi recebido em Brasília pelo Presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito. A reunião com o presidente tratou dos seguintes assuntos:
O último concurso do Inmetro foi realizado em 2014, quando 80 vagas foram oferecidas para cargos de níveis médio e superior, distribuídas assim: 58 foram para o Rio de Janeiro, 12 para o Rio Grande do Sul e dez para Goiás. A seleção foi organizada pelo Idecan e abrangeu provas objetivas, discursivas e de títulos, além de um curso de formação.
+++O JC disponibiliza mais informações na página do concurso Inmetro.
concursos concursos publicos concursos federais concursos 2024