Detran/SP vai promover concurso para 2.000 vagas

Atualmente o departamento conta com 2.350 oficiais administrativos. Concurso depende da aprovação de projeto de lei, que tramita na Alesp, tratando do processo de autarquização

Redação   Publicado em 05/04/2012, às 15h43

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) vai promover, em breve, novo concurso público para preencher aproximadamente 2.000 vagas, nos cargos de agente e oficial de trânsito.

Para concorrer à função de oficial, o candidato deverá ter formação mínima de nível médio, enquanto para a função de agente será exigido o curso superior de ensino.

Atualmente, o departamento conta com 2.350 oficiais administrativos em seu quadro de servidores, mas de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado do Planejamento - pasta ao qual o Detran/SP está subordinado, as novas contratações são necessárias por conta de uma demanda que hoje está reprimida.

O órgão reforça que o número de vagas para o novo concurso poderá variar para um pouco mais ou menos, de acordo com a real necessidade. Além dos concursados, o departamento atualmente também tem funcionários terceirizados.

As remunerações e os benefícios oferecidos não estão definidos, mas ainda segundo a assessoria, os atuais servidores recebem conforme o estabelecido no Plano Geral de Cargos, Vencimentos e Salários, por meio do projeto de lei 1.080/2008.

Autarquização

Para que o processo seletivo saia do papel, será necessária a aprovação de um projeto de lei, que já está em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), para transformar o Detran/SP em autarquia.

O objetivo é dar maior autonomia ao departamento, com a possibilidade de viabilizar a tomada de decisões em um menor período de tempo.

George Corrêa