O cargo de auditor do ISS exige graduação completa para salário de R$ 12,9 mil. Confira questões de língua portuguesa do último processo seletivo
Redação Publicado em 17/10/2011, às 14h10
Quando se trata de seleção pública voltada a profissionais com o nível superior em qualquer área, a Secretaria Municipal de Finanças de São Paulo ocupa lugar de destaque na lista dos concursandos. O alto salário dos fiscais do ISS e o status do cargo são os fatores que mais chamam a atenção. Há quem diga que o processo seletivo é de elite. E o vencimento oferecido aos contratados no início da carreira faz jus à fama: segundo dados da folha de pagamento da instituição divulgados pela prefeitura, atualmente os auditores fiscais tributários de classe I recebem R$ 12.968,25. No próximo concurso do órgão estarão em disputa no mínimo 52 vagas e no máximo 120. As oportunidades foram autorizadas pelo prefeito Gilberto Kassab no dia 6 de outubro. O ritmo de estudo de muitos que irão se candidatar, porém, teve início há alguns meses. O conteúdo programático da seleção costuma ser extenso, mas especialistas garantem que ainda dá tempo de se preparar.
Hoje, o JC&E traz questões de língua portuguesa do último processo seletivo realizado pela secretaria, em 2006 – confira no anexo. À época, os participantes foram submetidos a quatro baterias de provas, divididas em dois dias. No programa especificado no edital, sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas, estavam 14 disciplinas. Os concorrentes enfrentaram 240 perguntas no total. Nas próximas semanas serão publicados testes sobre as demais matérias: direito civil e comercial; administração pública; atualidades; contabilidade geral; direito administrativo; informática básica; direito constitucional; direito tributário; finanças públicas; matemática/estatística/raciocínio lógico; auditoria; direito penal; e legislação tributária municipal.
A empresa que organizará o novo concurso ainda não foi escolhida e não há previsão para o lançamento do edital, mas se você não quer ficar para trás, não perca tempo. A expectativa é grande e a aprovação requer planejamento e empenho, portanto, boa sorte na maratona de estudos.
Flávio Fernandes/SP
Veja também:
Justiça/SP: tribunal pedirá a criação de mais de 4,8 mil vagas
Casa da Moeda/RJ: instituição está preparando a minuta do edital