Estude para o concurso que poderá ter até 120 vagas

O cargo de auditor do ISS exige graduação completa para salário de R$ 12,9 mil. Confira questões de língua portuguesa do último processo seletivo

Redação   Publicado em 17/10/2011, às 14h10

Quando se trata de seleção pública voltada a profissionais com o nível superior em qualquer área, a Secretaria Municipal de Finanças de São Paulo ocupa lugar de destaque na lista dos concursandos. O alto salário dos fiscais do ISS e o status do cargo são os fatores que mais chamam a atenção. Há quem diga que o processo seletivo é de elite. E o vencimento oferecido aos contratados no início da carreira faz jus à fama: segundo dados da folha de pagamento da instituição divulgados pela prefeitura, atualmente os auditores fiscais tributários de classe I recebem R$ 12.968,25. No próximo concurso do órgão estarão em disputa no mínimo 52 vagas e no máximo 120. As oportunidades foram autorizadas pelo prefeito Gilberto Kassab no dia 6 de outubro. O ritmo de estudo de muitos que irão se candidatar, porém, teve início há alguns meses. O conteúdo programático da seleção costuma ser extenso, mas especialistas garantem que ainda dá tempo de se preparar.

Hoje, o JC&E traz questões de língua portuguesa do último processo seletivo realizado pela secretaria, em 2006 – confira no anexo. À época, os participantes foram submetidos a quatro baterias de provas, divididas em dois dias. No programa especificado no edital, sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas, estavam 14 disciplinas. Os concorrentes enfrentaram 240 perguntas no total. Nas próximas semanas serão publicados testes sobre as demais matérias: direito civil e comercial; administração pública; atualidades; contabilidade geral; direito administrativo; informática básica; direito constitucional; direito tributário; finanças públicas; matemática/estatística/raciocínio lógico; auditoria; direito penal; e legislação tributária municipal.

A empresa que organizará o novo concurso ainda não foi escolhida e não há previsão para o lançamento do edital, mas se você não quer ficar para trás, não perca tempo. A expectativa é grande e a aprovação requer planejamento e empenho, portanto, boa sorte na maratona de estudos.

Flávio Fernandes/SP

Veja também:

Justiça/SP: tribunal pedirá a criação de mais de 4,8 mil vagas

Casa da Moeda/RJ: instituição está preparando a minuta do edital

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.