Em solenidade realizada no centro de São Paulo, Alckmin sancionou a lei que transforma o órgão em autarquia. Serão 600 vagas para nível superior e outras 600 para nível médio
Redação Publicado em 18/01/2013, às 10h01
Estão acelerados os preparativos para o novo concurso público para ingresso no Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) que terá, conforme atestou em primeira mão o JC&E, 1.200 vagas. O governador de São Paulo Geraldo Alckmin assinou ontem a lei complementar que torna o Detran em autarquia, modelo vigente em Estados como Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Uma autarquia é uma pessoa jurídica de direito público que faz parte da administração pública indireta. Tem a titularidade de um serviço público concedido pela administração direta por meio de lei. Seu patrimônio e receita são próprios, porém, tutelados pelo Estado.
A assinatura de Alckmin era o último passo necessário para que o novo concurso tomasse forma efetivamente. De acordo com depoimentos colhidos pela reportagem, o edital já estava sendo preparado paralelamente às negociações na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), para onde Alckmin havia enviado a proposta no final do ano passado.
O coordenador do Detran, Daniel Annenberg, antecipou o prazo previamente informado para a liberação do edital de março para fevereiro. Ele também confirmou que as 1.200 ofertas serão distribuídas em 600 para agente (nível superior) e 600 para oficial (nível médio).
No anexo ao lado é possível conferir mais informações a respeito da nova estrutura do Detran paulista e na edição 1677 do JC&E, que estará nas bancas a partir de sábado (19), uma reportagem completa com todos os detalhes sobre o vindouro concurso.
Reinaldo Matheus Glioche/SP
Renan Abbade/SP