Ofertas serão para analista de suporte – segurança da informação (2), analista em TI (10) e gerente de projetos (8); contratos serão de um ano, com possibilidade de prorrogação até o limite máximo de cinco anos
Renan Abbade Publicado em 23/10/2013, às 09h53
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recebeu autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para contratar, por tempo determinado, 20 profissionais para atender necessidade temporária. O documento foi publicado na edição desta quarta-feira (23) do Diário Oficial da União.
Os profissionais serão contratados para execução de projetos de tecnologia da informação. As ofertas serão para analista de suporte – segurança da informação (2), analista em TI (10) e gerente de projetos (8).
A seleção se dará por meio de processo seletivo simplificado. A publicação do edital deverá ocorrer em até seis meses, ou seja, abril do próximo ano.
O prazo de duração dos contratos deverá ser de um ano, com possibilidade de prorrogação até o limite máximo de cinco anos.
Atribuições
Analista de suporte – planejamento, projeto e implementação dos mecanismos tecnológicos em nível de rede de dados LAN e WAN relacionados à segurança da informação e necessários à implementação e operacionalização das normas complementares da POSIC, bem como das diretrizes nela estabelecidas; gerenciamento, supervisão e controle de procedimentos preventivos e reativos à invasões digitais e relacionados à incidentes de segurança da informação.
Analista em TI – planejamento da contratação de soluções de TI; prospecção de alternativas de tecnologia no mercado; gestão e fiscalização de contratos de soluções em TI; acompanhamento técnico das ações do PDTI.
Gerente de projetos – definição de processos e procedimentos do escritório de projetos; gerenciar os projetos conforme metodologia adotada; apoiar na fiscalização de contratos de soluções de sistemas de informação, subsidiando com informações referentes aos projetos.
O Ibama tem como principais atribuições: exercer o poder de polícia ambiental; executar ações das políticas nacionais de meio ambiente, referentes às atribuições federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental; e executar as ações supletivas de competência da União de conformidade com a legislação ambiental vigente.” (NR). Conforme Lei nº 11.516, de 28 de agosto de 2007. Cabe ao Ibama propor e editar normas e padrões de qualidade ambiental; o zoneamento e a avaliação de impactos ambientais; o licenciamento ambiental, nas atribuições federais; a implementação do Cadastro Técnico Federal; a fiscalização ambiental e a aplicação de penalidades administrativas; a geração e disseminação de informações relativas ao meio ambiente; o monitoramento ambiental, principalmente no que diz respeito à prevenção e controle de desmatamentos, queimadas e incêndios florestais; o apoio às emergências ambientais; a execução de programas de educação ambiental; a elaboração do sistema de informação e o estabelecimento de critérios para a gestão do uso dos recursos faunísticos, pesqueiros e florestais; dentre outros. Para o desempenho de suas funções, o Ibama poderá atuar em articulação com os órgãos e entidades da administração pública federal, direta e indireta, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios integrantes do Sisnama e com a sociedade civil organizada, para a consecução de seus objetivos, em consonância com as diretrizes da política nacional de meio ambiente.