João Pessoa/PB: concurso terá novo organizador

A seleção terá o objetivo de preencher 1.300 oportunidades na área da educação e acontecerá até o final do ano; das ofertas, 1.000 serão para professor e outras 300 para o pessoal de apoio

Renan Abbade   Publicado em 19/08/2013, às 12h18

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, capital da Paraíba, por meio da Secretaria de Comunicação, divulgou um comunicado informando que o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) não será mais a empresa responsável pela organização do concurso para contratação de profissionais da área de educação.

Segundo a administração do município, já foi iniciado o processo de contratação de uma nova empresa. “A PMJP reafirma seu trabalho, compromisso e interesse em garantir com irrestrita lisura este certame da área de educação, assim como quaisquer outros que venha a realizar”, finaliza a nota.

A seleção terá o objetivo de preencher 1.300 oportunidades na área da educação e acontecerá até o final do ano, de acordo com o prefeito municipal, Luciano Cartaxo. Das ofertas, 1.000 serão para professor e outras 300 para o pessoal de apoio.

O anúncio do certame foi feito no início do ano, quando o prefeito tomou posse do cargo, em solenidade realizada na Estação Ciência, no Altiplano. A previsão inicial era de que o edital sairia ainda no primeiro semestre.

O último processo seletivo, organizado pelo Instituto Movens, aconteceu em 2007 e contava com 991 ofertas, mas 1.200 aprovados preencheram os cargos de assistente social escolar, psicólogo e professor de artes cênicas, artes visuais, ciências, educação física, geografia, música, educação básica I e educação básica II.

Todos os postos exigiam dos candidatos nível superior na carreira escolhida e contavam com remuneração de R$ 915,33.

Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de João Pessoa

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.