Polícias Civil e Científica terão mais 4.670 vagas

Serão 2.805 oportunidades na Polícia Civil e 1.865 na Polícia Científica; as ofertas na PC estarão distribuídas entre as carreiras de delegado (129), escrivão (1.075), investigador (1.384) e agente policial (217)

Renan Abbade   Publicado em 22/05/2013, às 15h01

O governo do Estado de São Paulo anunciou, na última quarta-feira (22), a realização de concurso para contratar 2.805 servidores para trabalhar na Polícia Civil e um projeto de lei para a criação de 1.865 cargos na Polícia Científica.
As ações fazem parte do programa São Paulo Contra o Crime, que prevê, além das contratações, a criação do Deinter 10 e um convênio com o Instituto Sou da Paz para melhorar a gestão policial.
Para a Polícia Civil, as ofertas serão distribuídas entre as carreiras de delegado (129), escrivão (1.075), investigador (1.384) e agente policial (217). A autorização para o certame foi publicada na edição de hoje (23) do Diário Oficial do Estado.
No caso da Polícia Técnico-Científica, o projeto de lei ampliaria o quadro de servidores, criando 1.865 cargos entre perito, médico legista, administrativo e auxiliar.
O órgão é responsável por coordenar os trabalhos do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico-Legal (IML) e conta, atualmente, com mais de 3.200 peritos criminais, médicos legistas, desenhistas, fotógrafos, auxiliares de necropsia, atendentes de necrotério, técnicos de laboratório, entre outros.
Reestruturação Também estão previstas ações estratégicas nas reestruturações de dois departamentos da Polícia Civil, o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) e Decade (Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas) e a alteração estrutural organizacional do DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa).
Com a reestruturação, o Decade vai ampliar a Deatur (Divisão Especial de Atendimento ao Turista) com vistas à realização da Copa do Mundo em 2014. A medida também irá transferir a Delegacia de Latrocínio do DHPP para o Deic.
Parceria Como parte do Programa São Paulo Contra o Crime, o Governo do Estado firmou parceria com o Instituto Sou da Paz, que desenvolverá um plano de metas para melhoria de gestão e bonificação aos policiais, a fim de reduzir os índices de criminalidade.
Com informações do Portal do Governo do Estado de São Paulo
Atualizada às 10h30 do dia 23 de maio de 2013