Prefeitura de Campinas vai abrir 282 vagas

Além das oportunidades para médico, haverá 39 ofertas para a área técnica nas carreiras de agente de apoio à saúde – farmácia, biomédico, enfermeiro e técnico de saneamento

Redação   Publicado em 13/02/2013, às 15h03

O mês de fevereiro começou com boa notícia para os profissionais da saúde de Campinas e região. O prefeito do município, Jonas Donizette, assinou, no dia 1º, uma autorização para a realização de concurso público que abrirá 282 oportunidades na área da saúde, sendo 243 para médicos em diversas especialidades.
As próximas etapas são a formalização do contrato com a empresa que realizará o concurso e a publicação do edital. Além das vagas para médico, haverá 39 ofertas para a área técnica nas carreiras de agente de apoio à saúde – farmácia, biomédico, enfermeiro e técnico de saneamento.
O anúncio fez parte do Plano de Ações dos 100 dias que inclui ainda a reforma de centros de saúde, a revisão das condições de trabalho e a distribuição mais adequada dos profissionais, garantindo atendimento homogêneo em toda a cidade.
A última seleção que envolvia a carreira de médico teve edital divulgado no final de 2010 e foi organizada pelo Instituto Cetro. Na ocasião, foram disponibilizadas 318 vagas, com salários iniciais de até R$ 5.089,40 para jornadas que chegavam a 36 horas semanais. As oportunidades eram nas especialidades de clínica geral (180), ginecologia/obstetrícia (22), medicina da família e comunidade (51), pediatria (24) e psiquiatria (41).
Falando em concurso No primeiro dia do mês começaram a ser convocados os 443 profissionais aprovados no último processo seletivo para diversas áreas como administrativa, ação social, controle ambiental, manutenção, suporte técnico, gestão de pessoas, fisioterapia, psicologia, entre outras.
Renan Abbade/SP

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.