Prefeitura de Londrina lançará novo concurso

Processo seletivo seria para diversas funções e supriria o déficit encontrado nas unidades cuidadas pela prefeitura; a intenção é que o edital seja lançado até o mês de fevereiro

Redação   Publicado em 11/01/2013, às 14h45

A Prefeitura Municipal de Londrina deverá realizar novo concurso público na área da saúde. Segundo o novo secretário da pasta, Francisco Eugênio de Souza, a seleção será para diversas funções e a intenção é que o edital seja disponibilizado até o mês de fevereiro.
O secretário tem realizado um diagnóstico das necessidades, mas já apontou déficit de funcionários. “Ainda está sendo feito um estudo sobre o número de vagas, mas podemos até fazer um concurso grande com vagas também para o banco de reserva. Assim nós poderíamos ir chamando as pessoas e não ficaria igual agora, que falta profissional, mas não tem concursado para chamar. Se você faz um concurso um pouco maior, dá para fazer a reserva para quando há aposentadorias, por exemplo, já que a equipe da autarquia já tem uma certa idade”, declarou.
O processo seletivo supriria o déficit encontrado nas unidades cuidadas pela prefeitura, além de já aprovas profissionais para atuar nos prédios em construção, como na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim do Sol, obra lançada no final do ano passado.
A última seleção da prefeitura com cargos na área da saúde aconteceu no primeiro semestre de 2011 e contava com um total de 891 oportunidades. Estavam disponíveis os cargos de assistente patológico, assistente de odontologia, terapeuta ocupacional, promotor de saúde pública, nutricionista, pediatra, ginecologista, médico clinico geral e médico do trabalho. Com jornadas de trabalho entre 20 e 30 horas semanais, os salários oferecidos variavam entre R$ 976,55 e R$ 4.873,15.
Renan Abbade/SP

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.