Prefeitura de Santo André/SP: 600 vagas na educação

Órgão tem prazo de seis meses para ocupar cargos de professor que ficarão vagos a partir de julho

Renan Abbade   Publicado em 06/03/2013, às 14h22

A Prefeitura de Santo André pretende realizar, em até seis meses, um novo concurso para a contratação de professores. Serão preenchidas as vagas de cerca de 600 profissionais cujos contratos se encerram no segundo semestre, segundo informou a assessoria de imprensa municipal.
A última seleção, que ficou sob responsabilidade da Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas (CAIP) e aconteceu em 2011, foi para professor de educação infantil e ensino fundamental (50) e professor de educação física (90). Enquanto para último teve apenas a etapa de prova objetiva, o primeiro passou também por prova dissertativa. As remunerações propostas chegavam a R$ 13,11 a hora aula.
Requisitos Para concorrer a professor de educação infantil e ensino fundamental, o candidato deve possuir licenciatura plena em pedagogia ou ensino médio em magistério. Já para professor de educação física exige-se ensino superior em educação física e registro no conselho regional.
Segundo dados da prefeitura, apenas 31 candidatos a professor de educação infantil e ensino fundamental foram aprovados e convocados no último certame.
O cargo tem como principais atribuições: planejar aulas e desenvolver coletivamente atividades e projetos pedagógicos; ministrar aulas, promovendo a educação e a relação ensino-aprendizagem dos alunos; organizar atividades; pesquisar; interagir com a família e a comunidade; participar na elaboração do projeto pedagógico; planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais; atuar em reuniões administrativas e pedagógicas; realizar tarefas administrativas; efetuar registros burocráticos e pedagógicos; participar da avaliação do rendimento escolar; atender às dificuldades de aprendizagem do aluno; organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas; e participar de reuniões pedagógicas e demais reuniões programadas pela direção da escola.
A rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e cinco Centros Públicos de Formação Profissional (CPFP).

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.