Prefeitura de São José do Rio Preto terá 400 ofertas

Serão criadas vagas nos postos de agente comunitário de saúde (328) e agente de combate às endemias (72) na Secretaria Municipal de Saúde

Redação   Publicado em 29/01/2013, às 11h22

Foi encaminhado à Câmara Municipal de São José do Rio Preto, no interior paulista, pelo prefeito Valdomiro Lopes, o projeto de lei que prevê a criação de vagas nos postos de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias na Secretaria Municipal de Saúde.
Serão 400 oportunidades, sendo 328 para agente comunitário e 72 para agente de combate. O provimento dos empregos se dará por meio de processo seletivo público. Estima-se que o impacto financeiro com a criação desses cargos será de cerca de R$ 7,9 milhões.
Tanto os agentes comunitários de saúde quanto os agentes de combate às endemias serão contratados sob o regime da CLT, com jornadas de trabalho de 40 horas semanais e atuarão, inclusive, nos períodos diurno e noturno e, se necessário, em feriados e finais de semana.
Segundo o prefeito, os empregos serão utilizados na área de combate a doenças, principalmente para o controle da dengue. “O governo tem feito todos os esforços no sentido de aprimorar cada vez mais o combate às endemias, especialmente a dengue. Esses novos empregos públicos, na verdade, representam pessoal melhor treinado e capacitado, pois haverá uma formação profissional mais qualificada, com a realização de cursos e treinamentos, desse novo grupo para continuarmos fortes e vencermos a guerra, principalmente contra a dengue em nosso município. Com isso, temos certeza que a eficiência será maior ainda”, afirmou em nota no site da prefeitura.
Renan Abbade/SP

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.