DNIT solicita concurso para 1.497 vagas

O pedido de concurso do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foi enviado ao Ministério do Planejamento no dia 31 de maio. Chances são para níveis médio e superior

Camila Diodato e Cintia Amaro   Publicado em 09/06/2016, às 16h06

O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) segue com o intuito de realizar concurso público para diversas carreiras. Por isso, encaminhou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) um pedido para a autorização de um novo certame com 1.497 vagas de níveis médio e superior de ensino.


O requerimento reúne 1.386 postos já existentes e mais 111 colocações provenientes de aposentadoria do plano especial de cargos que deverão ser transformadas em vagas das carreiras disponíveis.

Vagas solicitadas pelo do DNIT


Os cargos de nível médio solicitados pelo DNIT são os que apresentam maior número de chances: técnico de suporte à infraestrutura de transportes (1.173) e técnico administrativo (18). Os salários oferecidos atualmente são de R$ 4.861,48 e R$ 4.330,90, respectivamente.  
Já os empregos que exigem ensino superior completo são para os ofícios de analista administrativo (159 vagas) e analista em infraestrutura de transportes (147), com remunerações respectivas de R$ 7.839,81 e R$ 9.645,01. 

Histórico do pedido de concurso do DNIT


Apesar dos cortes orçamentários anunciados em setembro do ano passado, no qual foram suspensas temporariamente a liberação de novos processo seletivos, a seleção para o DNIT pode ser reavaliada em breve. Acontece que o órgão tem muitos postos vagos.
APOSTILA CONCURSO DNIT - TÉCNICO ADMINISTRATIVOAPOSTILA CONCURSO DNIT - TÉCNICO DE SUPORTE EM INFRAEESTRUTURA DE TRANSPORTES
Um documento de setembro de 2015 aponta que o departamento apresenta defasagem de 1.355 servidores, sendo 151 na carreira de analista administrativo, 109 na de infraestrutura de transportes, 1.087 na de suporte técnico de infraestrutura de transportes e oito na de técnico administrativo.

Seleção anterior


Em novembro de 2012, o departamento lançou seleção com 1.200 vagas espalhadas por todas as regiões do país. Na ocasião, a banca organizadora foi a Esaf e os salários oferecidos ficaram entre R$ 2.507,30 a R$ 7.815,81.
Ensino médio completo foi imprescindível para pleitear as colocações de técnico administrativo (114) e técnico de suporte em infraestrutura de transportes no campo de estradas (604).
Curso de nível técnico habilitou a participação nos empregos de técnico de laboratório (74) e técnico em topografia (89).
Profissionais com formação superior se inscreveram no cargo de analista em infraestrutura de transportes nas seguintes áreas: ambiental (25), geoprocessamento (7) e engenharia civil (147). A função de analista administrativo conta com chances na área contábil (35), tecnologia da informação (10) e administrativa (65).
A triagem do concurso DNIT ocorreu por meio de duas provas objetivas, que foram aplicadas no dia 20 de janeiro de 2013, e uma avaliação discursiva. Todos os exames foram de caráter eletivo, eliminatório e classificatório.

Sobre Dnit - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é uma autarquia federal criada pela lei 10.233, de 5 de junho de 2001. A legislação reestruturou o sistema de transportes rodoviário, aquaviário e ferroviário do Brasil, extinguindo o antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). A sede do DNIT é em Brasília, no Distrito Federal, e, atualmente, possui 23 unidades administrativas regionais – as superintendências. A autarquia tem por objetivo implementar a política de infraestrutura do Sistema Federal de Viação, compreendendo sua operação, manutenção, restauração ou reposição, adequação de capacidade e ampliação mediante construção de novas vias e terminais. Os recursos para a execução das obras são da União. Ou seja, o órgão é gestor e executor, sob a jurisdição do Ministério dos Transportes, das vias navegáveis, ferrovias e rodovias federais, instalações de vias de transbordo e de interface intermodal e instalações portuárias fluviais e lacustres.