Guaíra/PR autoriza concurso com 57 vagas

Prefeitura de Guaíra, no Paraná, publicou decreto com autorização de concurso para a contratação de 57 profissionais em diversas áreas de atuação.

Yahell Luci Lima   Publicado em 27/04/2015, às 14h51

A Prefeitura de Guairá, localizada no Estado do Paraná, divulgou no dia 22 deste mês o decreto 090/2015 autorizando a realização de concurso público no município para o preenchimento de 57 vagas de início imediato, além de oportunidades para formação de cadastro reserva (CR).
As ofertas efetivas serão nos seguintes cargos: agente comunitário de saúde (12), almoxarife (1), assistente administrativo (3), enfermeiro padrão (1), fiscal de tributos (2), fisioterapeuta (1), médico ginecologista (1), médico pediatra (1), médico plantonista (5), psicólogo (2), recepcionista (2), técnico em contabilidade (2), técnico em segurança do trabalho (1), telefonista (2), cirurgião dentista 40h (2), auxiliar de saúde bucal (5), técnico de enfermagem (10), técnico em saúde bucal (1), fiscal de atividades urbanas (2) e fiscal de meio ambiente (1).
Para cadastro de pessoal o certame oferecerá os postos de advogado, contador e museólogo.
O documento também já definiu a comissão executiva que ficará responsável pela realização do concurso.  Para presidir a comissão foi escolhido José Gonçalves Dias Neto; já para a função de secretário foi nomeado Julio Cesar Juvenal; participarão como membros Leir Alves da Silva Fincke, Alessandro Alves de Andrade e Mylene Meyre Rojas Ortelhado.
Em breve a Prefeitura de Guaíra publicará o edital do concurso, especificando as atribuições de cada um dos cargos, assim como salários, conteúdo de prova e critérios de avaliação. A empresa responsável pela aplicação do concurso será contratada via processo licitatório.
*Com informações do site da Prefeitura de Guaíra

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.