Ofertas serão destinadas a médicos para atuação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Renascença e para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município de Teresina
A
Prefeitura de Teresina, no Estado do
Piauí, anunciou nesta sexta-feira (24) que o prefeito do município, Firmino Filho, autorizou a realização de concurso público por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para preencher 42 vagas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Renascença e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Para atuação na UPA, o certame deve anunciar 18 vagas para o cargo de
médico emergencista e 14 postos para médico pediatra. Já no caso do SAMU, serão destinadas 10 ofertas para médico urgentista.
Segundo o secretário municipal de saúde, Aderivaldo Andrade, "está autorizado pelo prefeito Firmino Filho, agora vamos tratar dos encaminhamentos necessários. O concurso será especificamente para médicos, uma vez que, nesta área, não temos mais disponibilidade de classificados no concurso de 2011. Todos serão plantonistas presenciais 24h".
De acordo com Andrade, o projeto de criação da UPA com os respectivos cargos será enviado à Câmara Municipal de Teresina já no mês de maio. "Estamos agilizando tudo. Inclusive o setor de concurso da Universidade Federal do Piauí (UFPI) já foi autorizado a realizar o certame", disse ele.
Sendo assim, em breve devem ser anunciadas outras informações sobre o lançamento do
edital de abertura do concurso.
Outros concursos no município
Além da autorização para este
concurso com 42 vagas na área da saúde, o prefeito de
Teresina/PI já havia declarado que pretende realizar outros concursos no município.
O
primeiro deles seria para a contratação de 230 guardas municipais masculinos e femininos com exigência de
nível médio. De acordo com os responsáveis pelo setor de comunicação da Prefeitura, o edital para este processo seletivo deve ser lançado ainda neste primeiro semestre, até o mês de maio.
O prefeito Firmino Filho também manifestou interesse na abertura de concursos nos próximos meses para
outros cinco órgãos públicos municipais.
As vagas seriam para o Instituto de Previdência de Teresina (IPMT), a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete), a Procuradoria do Município, a Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater) e a Secretaria do Meio Ambiente.
Apesar de os concursos para esses órgãos estarem confirmados, ainda não há previsão de quando os editais serão publicados e nem de quantas vagas serão criadas.
*Com informações da Prefeitura de Teresina/PI
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.