Rio das Pedras abrirá concurso para 28 vagas em breve

Editais estão prontos e organizadora aguarda aval do prefeito para publicá-los

Redação   Publicado em 17/02/2012, às 11h27

A Prefeitura de Rio das Pedras, cidade localizada a 172km da capital paulista, se prepara para lançar dois editais com a finalidade de preencher 28 vagas nos quadros da administração municipal. O concurso será organizado pela empresa Ética Concursos Públicos Ltda. 
Segundo apurou a reportagem do JC&E, a expectativa é de que os editais sejam divulgados, no máximo, no começo de março. Isso porque o prazo para nomeações em ano eleitoral expira em 7 de julho. A assessoria de comunicação da empresa organizadora confirmou à reportagem que os editais, após uma série de adequações administrativas, estão prontos e que a publicação dos mesmos depende exclusivamente da autorização do prefeito. 
CargosO primeiro edital trará 20 vagas para guarda civil municipal. Sendo 10 delas reservadas para candidatos do sexo masculino e as outras 10 para candidatos do sexo feminino. 
O outro edital privilegiará a área da saúde com oportunidades para enfermeiro (3), psicólogo (2), farmacêutico (1), otorrinolaringologista (1) e tratorista (1). 

Reinaldo Matheus Glioche/SP

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.