Ofertas são destinadas a profissionais com nível médio completo e salários serão de R$ 2.156,70 no primeiro estágio da carreira
A Secretaria de Estado da Justiça do Espírito Santo (Sejus) deverá abrir em breve concurso para o preenchimento de 500 vagas em seus quadros. A expectativa é de que o edital com ofertas para o nível médio seja divulgado no mês de maio.
Serão 250 oportunidades para o cargo de agente penitenciário e 250 vagas para agente de escolta e vigilância.
Os agentes que atuam no sistema penitenciário capixaba contam com plano de cargos e salários e recebem salário inicial de R$ 2.156,70.
Este será o terceiro concurso da Sejus em oito anos. Em comum, todos se caracterizam pela ampla oferta de vagas. Em 2007 foram oferecidas 845 oportunidades e, em 2009, foram abertas mais 1.083 vagas.
O processo de seleção será composto por seis etapas. A primeira consistirá em prova objetiva. Na sequência, os aprovados serão submetidos a exame de aptidão física, exames de saúde, teste psicotécnico, investigação social e curso de formação.
Atribuições Os agentes penitenciários desenvolvem atividades de atendimento, custódia, guarda, assistência e orientação de pessoas recolhidas nas unidades prisionais do Estado. Já os agentes de escolta e vigilância penitenciária desenvolvem ações de vigilância, contenção e condução do preso.
Reinaldo Matheus Glioche/SP