O órgão foi autorizado pelo governador José Serra a abrir 250 vagas para o cargo.
Redação Publicado em 26/01/2010, às 10h47
A previsão é que a Polícia Militar de São Paulo (PM/SP) publique em breve o edital de seu próximo concurso para soldado PM 2ª classe. Desta vez, as chances serão exclusivamente para mulheres, que poderão disputar uma das 250 oportunidades já autorizadas.
Para participar, é preciso ter idade entre 18 e 30 anos, estatura mínima de 1,60m e ensino médio completo. Outro requisito da PM é que as candidatas não registrem antecedentes criminais.
O processo seletivo será organizado pela Fundação Vunesp, empresa que costuma promover os demais concursos da corporação.
Em 2009, o governador de São Paulo, José Serra, autorizou a abertura de 2.250 oportunidades para soldado. Aguardava-se, então, um concurso unificado, mas o órgão preferiu realizar duas seleções distintas: a primeira com vagas para homens e a segunda somente para mulheres.
Último concurso – O processo seletivo para soldado masculino foi lançado em agosto de 2009 e ofereceu duas mil ofertas. Os interessados também tiveram que comprovar formação de nível médio e idade entre 18 e 30 anos. A única diferença é que a estatura mínima exigida era de 1,65m e não 1,60m como para as mulheres. De acordo com o edital da seleção, o salário inicial previsto era de R$ 2.387.
A Fundação Vunesp cobrou taxa de participação correspondente a R$ 39. A prova de escolaridade aconteceu no dia 15 de novembro e foi composta por uma redação e uma avaliação objetiva com 50 questões sobre as disciplinas de matemática, língua portuguesa, atualidades, geografia e história.
Além desta etapa, o edital também previa a realização de teste físico, exame médico, avaliação psicológica, investigação social e análise de documentos e títulos. Após a aprovação em todas estas fases, os habilitados têm de frequentar ainda o curso de formação. De acordo com nota divulgada pela PM, o número de inscritos na seleção chegou a 88.468.
Talita Fusco/SP
Veja também:
Banco do Brasil: banco contratará 10 mil funcionários até 2011