De acordo com o despacho, publicado no Diário Oficial de São Paulo de 27 de fevereiro, a seleção preencherá duas mil vagas de soldado. O cargo exige nível médio, idade entre 18 e 30 anos e estatura mínima de 1,65m
Redação Publicado em 01/03/2010, às 11h09
Interessados em ingressar na Polícia Militar de São Paulo (PM/SP) já podem começar a se preparar. Isto porque, no Diário Oficial de São Paulo do dia 27 de fevereiro, foi publicado despacho do governador José Serra autorizando a abertura de um novo concurso para o cargo de soldado PM 2ª classe masculino. De acordo com a autorização, serão abertas duas mil vagas para a função, que exige nível médio completo.
A PM confirmou a realização do processo seletivo, mas não informou qual a expectativa de lançamento do edital, já que a autorização do governador, segundo a instituição, é o primeiro passo para a realização do concurso.
Seleção anterior – O último concurso para soldado masculino foi lançado em agosto de 2009 e também ofereceu duas mil ofertas para soldado masculino. Os interessados tiveram que comprovar formação de nível médio, idade entre 18 e 30 anos e estatura mínima de 1,65m. De acordo com o edital da seleção, o salário inicial previsto era de R$ 2.387.
A seleção ficou sob a responsabilidade da Fundação Vunesp, que cobrou taxa de participação correspondente a R$ 39. A prova de escolaridade foi composta por uma redação e uma avaliação objetiva com 50 questões sobre as disciplinas de matemática, língua portuguesa, atualidades, geografia e história.
Este concurso ainda está em andamento. Além da prova, os candidatos enfrentam teste físico, exame médico, avaliação psicológica, investigação social e análise de documentos e títulos. Após a aprovação em todas estas fases, os habilitados têm de frequentar ainda o curso de formação.
Soldado feminino – Em 2009, o governador José Serra autorizou também a abertura de seleção para 250 vagas de soldado PM 2ª classe feminino. As interessadas terão que comprovar nível médio, idade entre 18 e 30 e estatura mínima de 1,60m.
A Fundação Vunesp já foi definida como organizadora do concurso e o edital deve ser lançado em breve.
Talita Fusco/SP
Veja também:
Segurança Pública: órgãos deverão realizar concursos em breve
Caixa Econômica Federal: Dest aumenta o quadro de servidores do banco