Serão 173 vagas ao cargo de defensor público da União.
Redação Publicado em 05/06/2009, às 10h58
Foi enviado, recentemente, pelo defensor público da união, Eduardo Flores Vieira, um ofício ao Ministério do Planejamento que solicita autorização para promover concurso que visa preencher a 173 vagas ao cargo de defensor público da união de 2º categoria. Dentre os requisitos, os candidatos precisam ser graduados em direito e estar inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
De acordo com a Lei Complementar nº 80/1994, o concurso de ingresso na carreira de defensor público da união deve ser obrigatoriamente promovido quando o número de vagas disponíveis exceder a um quinto dos cargos iniciais da carreira (2ª categoria) e, facultativamente, quando o interesse da administração o exigir.
Atualmente, a DPU conta com 364 cargos de defensor público de 2ª categoria. Desses, 139 estão em aberto, o que ultrapassa o mínimo de um quinto exigido pela legislação. De acordo com o órgão, as vagas devem fortalecer os quadros da Defensoria, que atua em 38 unidades da Instituição em todo o País.
Último Concurso - O concurso anterior do órgão, para o mesmo cargo, ocorreu em 2007. Ao todo foram 61 vagas e o salário oferecido foi de R$ 11.238,96. Os candidatos foram submetidos a uma prova objetiva, exame oral, prova de conhecimentos específicos e avaliação de títulos. A seleção foi organizada pelo Cespe/ UnB, e a taxa de participação custou R$ 110. Mais de 13 mil se inscreveram na disputa por uma das vagas.
DPU - A Defensoria Pública da União é responsável por prestar assistência jurídica, judicial e extrajudicial, integral e gratuita, aos necessitados, assim considerados na forma da lei. (fonte:www.dpu.gov.br)
Samantha Cerquetani/SP