Ideia da direção da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) é divulgar o primeiro edital, com cerca de mil vagas, já em 2012
A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) realizará concursos públicos para a contratação de 7 mil profissionais para atuarem como agente penitenciário. No entanto, ainda há muito a ser definido antes da abertura das primeiras vagas.
Atualmente, o Estado do Pará prepara um aporte de R$ 48 milhões para a expansão de sua estrutura prisional. Além de reformar unidades prisionais e construir outras, faz parte do plano a promoção de concursos para a contratação de agentes.
É preciso, no entanto, formalizar a criação dessas vagas primeiro. A lei de reestruturação do órgão, com a criação dessas 7 mil vagas, já foi redigida e submetida à análise do Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep). Depois de aprovada seguiu para a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Onde se encontra antes de ser apreciada pela Assembleia Legislativa do Estado.
De acordo com a direção da Susipe, a ideia é publicar o primeiro edital, com cerca de mil vagas, no final de 2012 ou, no máximo, no começo do próximo ano.
O cargo de agente penitenciário tradicionalmente exige nível médio completo e carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria “B”.
Reinaldo Matheus Glioche/SP
Com informações da assessoria de comunicação da Susipe