Com novos estatuto e plano de carreiras desde outubro, corporação fará concurso para preencher 100 vagas. Remuneração inicial é de R$ 2.741
Fernando Cezar Alves Publicado em 21/01/2015, às 10h58
A Prefeitura de Mauá, na região metropolitana de São Paulo, a apenas 26 km da capital paulista, já iniciou os preparativos para a realização de seu concurso público para a Guarda Civil Municipal (GCM). A seleção vem sendo aguardada desde fevereiro de 2014, quando anunciada pelo secretário municipal de segurança pública, Carlos Wilson Tomaz, e pelo prefeito Donisete Braga.
Na ocasião, foi ressaltado que a seleção somente poderia ocorrer após a promulgação do novo estatuto da corporação e a instituição de um novo plano de carreiras que, após votação de projetos de lei na câmara municipal, foram oficializados em outubro de 2014, permitindo a realização do concurso. “Estamos trabalhando continuamente para melhorar as condições de segurança, área vital para o governo e para a população. Para 2015, pretendemos lançar concurso a fim de reforçar o quadro da GCM”, disse o prefeito, na ocasião.
Prepare-se: Vídeoaulas para Prefeitura.Para concorrer ao cargo é necessário possuir ensino médio completo, carteira de habilitação nas categorias “A” ou “B”, idade de 21 a 40 anos e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. Ainda será confirmada a distribuição de vagas por sexo.
Cabe, ao servidor, o patrulhamento preventivo e comunitário permanente, interação com polícias estaduais e ação junto à comunidade com vista na redução da violência e criminalidade e mediação de conflitos.
O novo estatuto da GCM, promulgado em 22 de outubro, estabelece, junto com o novo plano de carreiras, diretrizes para a organização funcional da corporação, determina normas sobre atribuições e responsabilidade no exercício do cargo e estabelece um adicional de periculosidade de 30% sobre o salário base, o que permite aos guardas pleitear aposentadoria especial.
Os projetos para a reestruturação, encaminhados para a câmara, foram elaborados em sintonia com o marco regulatório das guardas municipais (PLC 39/2014), sancionada também em outubro pela presidente Dilma Roussef, que concede poder de polícia às GCMs, em nível nacional. “Nossa categoria vem pleiteando o estatuto ao longo dos anos. Além de benefícios, o estatuto e o plano de carreiras garantem possibilidade de ascensão profissional de uma maneira formalizada e específica”, disse o comandante da guarda, Carlos Conígero.
Atualmente, a guarda conta com 224 integrantes, para cobrir o território de 63 quilômetros quadrados.
O último concurso da corporação ocorreu em 2008. Na ocasião, a oferta também foi de 100 vagas, sendo 80 para homens e 20 para mulheres. A organizadora foi a Moura Melo. O processo de seleção contou com provas objetivas de conhecimentos gerais, testes de aptidão física e avaliação psicológica.
APOSTILA ESPECÍFICA MAUÁ / SP - CLIQUE AQUI
Matéria atualizada em 14/01 às 14h55