A Marinha receberá inscrições, de 1 a 14 de agosto, para ingresso no Corpo Auxiliar de Praças
Redação Publicado em 06/07/2007, às 14h56
A Marinha do Brasil receberá inscrições, de 1 a 14 de agosto, para o Processo Seletivo de Ingresso ao Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (PS-CAP/2007).
A seleção destina-se ao preenchimento de 160 vagas, distribuídas entre as seguintes profissões: Técnico em Administração (07), Técnico em Administração Hospitalar (01), Técnico em Artes Gráficas (07), Técnico em Contabilidade (30), Técnico em Desenho de Arquitetura (04), Técnico em Desenho Mecânico (05), Técnico em Edificações (01), Técnico em Eletrônica (04), Técnico em Eletrotécnica (03), Técnico em Enfermagem (06), Técnico em Estatística (07), Técnico em Estruturas Navais (01), Técnico em Geodésia e Cartografia (02), Técnico em Higiene Dental (09), Técnico em Mecânica (01), Técnico em Meteorologia (08), Técnico em Nutrição e Dietética (01), Técnico em Patologia Clínica (10), Técnico em Processamento de Dados (29), Técnico em Prótese Dentária (01), Técnico em Química (03), Técnico em Radiologia Médica (06), Técnico em Reabilitação (05), Técnico em Secretariado (08) e Técnico em Telecomunicações (01).
Requisitos
Confira, a seguir, algumas das condições necessárias à inscrição:
a) ser brasileiro nato (ambos os sexos);
b) ter mais de 18 e menos de 25 anos de idade no dia do início do curso, previsto para 30 de julho de 2008 (nascidos entre 31 de julho de 1983, inclusive, e 29 de julho de 1990, inclusive);
c) ter concluído o curso técnico com titulação profissional relativa à profissão a que concorre, até a data prevista no Calendário de Eventos para a Verificação de Documentos;
d) efetuar o pagamento da taxa de inscrição;
e) cumprir as demais instruções específicas para esse processo seletivo.
Inscrições
A inscrição para esse processo seletivo deverá ser realizada por meio do site da DensM - Diretoria de Ensino da Marinha (www.ensino.mar.mil.br / link “Concursos”) ou via ORDI - Organizações da Marinha, Responsáveis pela Divulgação e Inscrição (ver endereços no edital. A exemplo da última seleção, nesta a taxa de inscrição também será de R$ 19,00.
A Prova Escrita de Conhecimentos Profissionais e Expressão Escrita (ainda sem data definida) deverá ser aplicada no mês de novembro deste ano. Ela será realizada das 9h15 às 13h15 (os portões de acesso aos locais de exame serão abertos às 7 horas e fechados às 8h40).
Rogerio Jovaneli
Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.