As provas devem ser aplicadas no dia 25 de agosto
Redação Publicado em 30/05/2007, às 15h47
A Diretoria de Portos e Costas divulga edital de abertura para admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. No total, estão abertas 230 vagas, sendo 80 para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, em Belém do Pará e 150 para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, no Rio de Janeiro. Para se candidatar, é necessário possuir nível médio completo.
As inscrições serão realizadas via Internet, no site do CIAGA, no endereço www.mar.mil.br/ciaga, no link “Inscrições on-line”, solicitadas somente entre 08:00 horas do dia 1º de junho de 2007 e 20:00 horas do dia 30 de junho de 2007, horário oficial de Brasília/DF. A taxa de inscrição do concurso será R$ 50,00.
As provas devem ser aplicadas no dia 25 de agosto.
Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.