A prova escrita objetiva será aplicada no dia 5 de junho.
Redação Publicado em 30/03/2009, às 16h06
A Marinha divulgou hoje (30), no Diário Oficial da União, o extrato do edital de mais um concurso público. Dessa vez, para o preenchimento de 29 oportunidades de oficiais da armada, fuzileiros navais e oficiais intendentes.
Poderão participar do processo seletivo candidatos que sejam formados em uma das seguintes áreas: ciências náuticas, engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia eletrônica, administração, ciências contábeis e economia. De acordo com a assessoria de imprensa da Marinha, o salário é de R$ 3.788.
Os interessados poderão garantir participação entre os dias 13 e 27 de abril, em uma das Organizações Responsáveis pela Divulgação e Inscrição (ORDI) da Marinha, relacionadas no anexo I do edital de abertura.
A prova escrita objetiva será aplicada no dia 5 de junho, às 9h15, em locais divulgados, oportunamente, pela comissão de organizadores do processo seletivo.
Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.