Prefeitura realiza inscrições para 99 ofertas

Candidato deve possuir o ensino fundamental completo e residir na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (somente para agente de saúde); remuneração é de R$ 909,06 para jornada de trabalho de 40 horas semanais

Redação   Publicado em 26/03/2012, às 14h44

A Prefeitura Municipal de Diadema, localizada na região metropolitana de São Paulo, recebe, até as 16h do dia 5 de abril, as inscrições do concurso que vai preencher 99 vagas, sendo seis reservadas aos portadores de necessidades especiais, nos cargos de agente comunitário de saúde (95) e de agente de combate às endemias (4).
Para concorrer aos postos, o candidato deve possuir o ensino fundamental completo e residir na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (somente para agente de saúde).
A remuneração proposta é de R$ 909,06 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
As inscrições serão aceitas pelo site www.gsaconcursos.com.br e o valor da taxa de participação é de R$ 20.
Com duração de até quatro horas, as provas objetivas contarão com 40 questões e estão previstas para serem aplicadas em data, horários e locais que serão disponibilizados posteriormente.
AtribuiçõesAgente comunitário de saúde – utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade; promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva; registro, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde; estímulo à participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde; realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco às famílias, inclusive controle da dengue; e participação em ações que fortaleçam os elos entre a Secretaria Municipal de Saúde e outras Secretarias Municipais que promovam políticas de qualidade de vida.
Agente de controle às endemias – exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.
Mais detalhes podem ser acompanhados no edital em anexo.
Renan Abbade/SP

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.